Em um sistema de alarmes de incêndio, os dispositivos de acionamento são alguns dos mais importantes. Neste contexto, cabe destacar que existem dois tipos de dispositivos: o acionador manual de alarme de incêndio e o acionador automático. Há uma série de diferenças entre o acionador automático e o acionador manual de alarme de incêndio, com recomendações de uso específico para cada aplicação.

CARACTERÍSTICAS DO ACIONADOR MANUAL DE ALARME DE INCÊNDIO E DIFERENÇAS ENTRE OS MODELOS

 O acionador manual de alarme de incêndio constitui-se basicamente de dispositivos de inicialização manual. Assim, o sistema pode ser adquirido sob muitas formas, como uma estação de vidro quebrado, botões, estações de puxar, dentre outros similares que são todos considerados dispositivos de inicialização manual.

 É importante destacar que o acionador manual de alarme de incêndio, independentemente de seu tipo e características de uso, deve estar localizado próximo às saídas de um prédio e ser facilmente acessíveis, identificados e operados, até mesmo por pessoas leigas.

 Em contraste, os dispositivos de inicialização automática dispensam um operador. Além disso, há uma grande variedade de dispositivos de inicialização automática, como detectores de calor, de fumaça, de chamas, de gás carbônico, de fluxo de água, dentre outros.

 Diferentemente do sistema acionador manual de alarme de incêndio, todos os dispositivos automáticos percebem mudanças, no ambiente, superiores a uma determinada tolerância e reagem automaticamente ao detectarem algum evento fora do comum. 

 Vale notar que há novas opções em dispositivos de inicialização automática com câmeras e algoritmos de computador que analisam os efeitos visíveis de fogo e o movimento de maneira que outros dispositivos de detecção não conseguem.

 Associados ao acionador automático ou ao acionador manual de alarme de incêndio estão os dispositivos de notificação, que são as partes mais importantes do sistema de alarme de incêndio. Estes dispositivos de notificação podem usar estímulos audíveis, visíveis, táteis ou textuais para alertar as pessoas. As formas mais comuns são audiovisuais, com uma sirene, campainha ou sirene e uma combinação de luz intermitente.

QUALIDADE SUPERIOR EM EQUIPAMENTOS PARA SEGURANÇA

 O Grupo SAFE1 Distribuidora fornece equipamentos especializados e das melhores marcas para os mais diversos projetos de alarmes para detecção e notificação de incêndios, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas no local. Com vasta experiência no setor, a empresa conta com certificações em sistemas de controle de acesso e em sistemas de detecção de incêndio, fornecidos pelas melhores marcas do mercado. Assim, com profissionais capacitados, o Grupo SAFE1 Distribuidora atende todo o Brasil.